Iniciando suas aplicações financeiras (parte I)

26ago06

Adaptado do texto “Iniciando seus investimentos” http://www.clubedopairico.com.br

Qual seria o primeiro passo de uma pessoa que se interessou pelo mundo dos Investimentos ? O que deveria fazer para poder iniciar o seu primeiro investimento ?

Ter capital disponível para investir.

Simples. A partir do momento que uma pessoa tem capital disponível, ela está apta a investir. Se irá investir bem ou mal são outros 500, mas antes de qualquer coisa ela irá precisar de dinheiro.

E o que é preciso para se ter dinheiro disponível para investir ?
É necessário fazer com que sobre “algum” no final do mês. ( ou antes … tanto faz )

E nessa hora, o que a maioria irá dizer ? ( maioria mesmo, acredito que uns 99,9% dirão isso)

É preciso gastar menos do que se ganha !

Você concorda com a frase acima ?

Está “correto”, afinal de contas, pela matemática apresentada nesta frase, vai sobrar alguma coisa que poderá ser investida. Mas não é o mais correto. Ao menos é assim que eu penso. Veja se você também concorda comigo.

Se a pessoa seguir a risca esta frase, ela fará uma contenção de despesas para que desta forma gaste menos do que ganha. Porém existe um limite para isso. A pessoa poderá “apertar o cinto” até um certo nível, a partir disso, será impossível. ( Veja, num primeiro momento cortar despesas, em alguns casos, é até mesmo indicado. Mas isso serve somente para quem tem um descontrole total sobre suas finanças. )

Desta forma, ela terá um valor máximo a ser investido. Ela terá um limite “a sobrar”.

Outra. Seguindo este pensamento, a pessoa poderá tentar romper o limite, podendo então se transformar no famoso pão-duro. E garanto, ninguém gostará de ter acumulado milhões sendo pão-duro, pois no momento em que “puder” gastar, ela não o fará. Por que ? Por estar acostumada a não gastar. Gastar este dinheiro passará a ser visto como errado para ela.

Ela manda uma mensagem errada ao cérebro.

A frase correta deveria ser: É preciso ganhar mais do que se gasta !

No fundo é exatamente a mesma coisa, mas com pequenas diferenças.

Neste caso, você estará enviando a mensagem ao cérebro de que deve ganhar cada vez mais, ao contrário da outra, que diz para conter os gastos. ( gaste menos, continue ganhando o que ganha atualmente que está bom…)

O nosso cérebro é a ferramenta mais poderosa que existe, pena que nem todos a utilizam corretamente.
Mande a mensagem que deve ganhar mais, que ele certamente tentará encontrar alguma forma de melhorar os seus rendimentos. Te garanto.

Se você pensar em ganhar mais, poderá até mesmo aumentar o seu nível de gasto (desde que dentro dos limites). Para tanto basta ganhar mais do que gasta.

Continua…



No Responses Yet to “Iniciando suas aplicações financeiras (parte I)”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário