Dicas Excell

14jul08

Texto retirado da Uol Tecnologia -16/06/2008 – 07h00

Dez dicas de Excel; saiba como escrever números por extenso e importar dados da Web

O UOL Tecnologia selecionou dez dúvidas de internautas sobre o Excel. A sua dúvida é diferente? Mande para nós.

Como converter números em texto por extenso?
O primeiro passo é criar uma macro com a função para fazer a conversão. Então é só aplicar a função e ter os números convertidos. Veja o passo a passo.

Como retirar zeros a esquerda de células?
Para acrescentar ou remover números em células é só formatar a célula. Clique com o botão direito do mouse sobre a célula e escolha a opção Formatar Células (Format Cells) ou vá no menu Formatar > Células (Format > Cells) ou ainda pressione Ctrl 1. Então, escolha a opção Texto em Categoria (Text em Category) para que os zeros à esquerda apareçam na célula. Outro modo é ir em Personalizado (Custom) em Categoria e criar um modelo, por exemplo: 0000 para inserir números que tenham 3 zeros à esquerda. Para tirar os zeros é só diminuir o número de zeros no modelo ou ir em Números (Number) na janela de Categoria.

Como fixar colunas e linhas na planilha?
O Excel congela colunas e linhas na parte superior e esquerda da planilha, para que você role a tela e aquelas células continuem aparecendo. Para isso, marque uma célula à direita e abaixo da linha e coluna que quer fixar e, então, vá em Janela > congelar painéis (Window > Freeze Panes). Para voltar atrás, vá em Janela > Desbloquear painéis (Window > Unfreeze Panes).

Como ocultar colunas e linhas?
Para ocultar colunas e linhas para destacar outras informações você pode selecionar a uma célula da linha ou coluna, ir no menu em Formatar > Linha ou Coluna > Esconder (Format > Row ou Column > Hide). Para mostrar colunas e linhas é só repetir o caminho e escolher unhide ou mostrar no menu.

Como bloquear alterações de dados em planilhas e células?
Vá em Ferramentas > Proteção (Tools > Protection) e escolha uma das opções: Proteja planilha (Protect Sheet), Permitir usuários para fazer alterações (Allow Users to Edit Ranges), Proteger arquivo (Protect Workbook) e Proteger Arquivos Compartilhados (Protect Shared Workbook). É possível colocar senhas e ainda marcar ações que os usuários podem ter como inserir colunas e linhas, formatar células ou apagar informações.

Como inserir quebras de linhas dentro de células?
Já tentou inserir uma quebra de linha dentro de uma célula? É só apertar Alt Enter.

Como calcular juros?
Você pode calcular juros da poupança, por exemplo, onde um valor é adicionado mensalmente a um montante inicial ou calcular o valor de uma prestação partindo do valor inicial e dos juros por mês ou ano. O importante é sempre usar dados com a mesma referência. Meses com juros por mês e anos para juros por ano.

No caso de acrescentar um valor para obter o resultado final é possível usar a função: =FV(taxa de juros em porcentagem;número de meses;depósito mensal;montante inicial) [se o seu Excel for em inglês] ou =VF(taxa de juros em porcentagem;número de meses;depósito mensal;montante inicial). É necessário marcar o montante inicial e o depósito mensal como valores negativos para indicar que são acréscimos de dinheiro e não retiradas.

Para saber a prestação de um empréstimo, por exemplo, a fórmula é =-PMT(taxa de juros em porcentagem; número de meses; total do empréstimo) [se o seu Excel for em inglês] ou =-PGTO(taxa de juros em porcentagem; número de meses; total do empréstimo). Para obter o valor total pago com juros use a função =célula valor mensal*célula número de meses.

Como arredondar valores?
Para arredondar valores como, por exemplo, 3,14159265 para 3,14 é só ir no menu Formatar > Células (Format > Cells) ou pressionar o botão direito do mouse sobre a célula e escolher a opção Formatar Células (Format Cells) ou ainda pressione Ctrl 1, e escolher o número de casas decimais que devem aparecer em Números na janela Categoria (Number em Category) e, então, colocar o número em casas decimais (decimal places).

Como passar dados do Excel para o Word?
Selecione a área com os dados pressionando Shift ou segurando o botão esquerdo do mouse e então clique em Editar > Copiar (Edit > Copy) ou pressione Ctrl C. No Word, vá em Editar > Colar especial (Edit > Paste Special). Escolha, então, a opção Objeto de planilha Microsoft Office Excel (Microsoft Office Excel Worksheet Object) para ter uma tabela editável de Excel; Texto Formatado (Formatted Text) RTF para ter uma tabela do próprio Word; Texto não formatado (Unformatted Text) para que os dados apareçam sem tabela e Imagem (Picture) para a tabela ser copiada como uma imagem estática.

Como vincular células a índices financeiros na Web?
É possível adicionar dados da bolsa de valores, por exemplo, e atualizá-los automaticamente em uma planilha, desde que você tenha conexão com a Internet. Para isso, basta adicionar uma ligação externa à célula. Veja o passo a passo.



One Response to “Dicas Excell”

  1. Thank you for the tip–I too heard something about vinegar and water but wasn’t sure of the amount to use…we just put in a new laminate floor, so prett Click https://zhoutest.wordpress.com/


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: